Medicina Tradicional Chinesa



A Medicina Tradicional Chinesa é um sistema de diagnóstico e terapeuticas apoiado em bases sólidas, comprovadas e experimentais ao longo de 6 mil anos.


Tanto a medicina oriental como a medicina ocidental têm a mesma finalidade e como tal, todos beneficiarão da conjugação dos respectivos conhecimentos e tratamentos.



Numa consulta de medicina chinesa o terapeuta irá, de acordo com a queixa do paciente, interrogá-lo sobre sintomas existentes em várias áreas da sua vida e observará sinais como o pulso, a língua e o rosto de forma a estabelecer um diagnóstico à luz da teoria da Medicina Tradicional Chinesa. De acordo com esse diagnóstico e com as características do paciente estabelecer-se-á uma estratégia de tratamento que poderá passar por sessões de massagem e acupunctura, prescição de fitoterapia (medicação à base de ervas chinesas), alteração dietética, exercícios físicos específicos ou combinações destas várias terapeuticas.


As várias terapêuticas a que a Medicina Tradicional Chinesa recorre são:



Fitoterapia

Conjunto de plantas chinesas reunidos em fórmulas concebidas num conjunto que se dirije a patologias específicas. Estas fórmulas são tradicionalmente preparadas em decocção (fervura de plantas preparada em hospital e cujo sabor é normalmente muito forte). No entanto, por questões de transporte e practicidade da toma, no ocidente, estas fórmulas prescrevem-se em comprimidos ou cápsulas com o mesmo valor terapeutico.

Acupunctura

Com a descoberta do sistema de meridianos do corpo (linhas por onde corre a energia), a Medicina Tradicional Chinesa desenvolveu-se investigando as funções e efeitos destas linhas e de pontos específicos nelas.


Com a acupunctura (inserção de agulhas descartáveis de aço inoxidável em pontos destes meridianos: pontos de acupunctura), uma vez que esta actua directamente nos sistemas imunitários, endócrino e nervoso, é possível regular os padrões de desequilíbrio no corpo que estão na origem das patologias existentes.

TuiNa

Traduzido literalmente significa empurrar e agarrar. Refere-se à massagem realizada com objectivo de manipular, regular e harmonizar as funções fisiológicas, energia e sangue do corpo humano, ajudando-o a combater eventuais condições patológicas externas (acção preventiva) e a enfrentar condições internas existentes (acção terapêutica).
Cada uma das técnicas da TuiNa desenvolveu-se em anos de práticas, apoiando-se no diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa e em regras que não deverão ser transgredidas. É, desta forma, diferente de qualquer outro tipo de massagem.
Dirige-se a patologias de origem tendino-muscular, de origem interna (sistema nervoso, sistema gastro-intestinal, etc.) e de origem externa. Uma vez que a sua acção é de harmonizar e regular o corpo humano, a massagem TuiNa tem um efeito muito eficaz de prevenção e reforço do sistema imunitário.

Dietética

É de comum acordo que o que comemos é de suma importância para o estado geral do nosso organismo. Não só pela qualidade, mas também por "como comemos" e porque, sendo algo que fazemos diariamente, pode tornar-se numa das principais fontes de saúde se feito de forma correcta.

Com o conhecimento dos alimentos pelo ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa e sua catalogação, é possível analisar a alimentação do paciente e identificar quais os alimentos ou hábitos a excluir e quais as alternativas fáceis a incluir, potenciando assim todo o tratamento e sua evolução.


Terapeuta: Dra. Joana Prata
Valor: 1h - 40€
1h30 - 50€