Esta massagem é referida em livros clássicos de Medicina Tradicional Chinesa segundo os quais a origem da massagem chinesa (TuiNa) remonta ao séc. II a.C.
Traduzido literalmente significa empurrar e agarrar. Refere-se à massagem realizada com objectivo de manipular, regular e harmonizar as funções fisiológicas, energia e sangue do corpo humano, ajudando-o a combater eventuais condições patológicas externas (acção preventiva) e a enfrentar condições internas existentes (acção terapêutica).
Cada uma das técnicas da TuiNa desenvolveu-se em anos de prática, apoiando-se em regras que não deverão ser transgredidas.
A massagem TuiNa integra-se na teoria da Medicina Tradicional Chinesa e é, desta forma, diferente de qualquer outro tipo de massagem.
Uma dor na mesma zona em dois pacientes não tem necessariamente a mesma origem nem sintomatologia. Por isso, uma aplicação idêntica em ambos os casos poderá causar lesões.
Baseando-se num diagnóstico preciso, a massagem TuiNa dirige-se a patologias de origem tendino-muscular, de origem interna (sistema nervoso, sistema gastro-intestinal, etc.) e de origem externa. Uma vez que a sua acção é de harmonizar e regular o corpo humano, a massagem Tuina tem um efeito muito eficaz de prevenção e reforço do sistema imunitário.
A aplicação da massagem TuiNa estende-se aos seguintes domínios:
- Patologias ósseas e articulares (ex.: reumatologia)
- Reabilitação física e energética após longos períodos de imobilização
- Patologias respiratórias
- Obstetrícia (sobretudo na prevenção aos níveis físico e psicológico pré e pós-parto)
- Pediatria
- Geriatria
- Perturbações psicológicas (como terapia complementar)
Valor: 1h - 40€
1h30 - 50€